quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aos caríssimos amigos e leitores

Há muito tempo ando insatisfeito com meu blog principal. Não se trata de um simples problema de "visitantes". A coisa é mais complexa. Ao longo do tempo, me perdi entre comentários, textos mais elaborados e reprodução de notícias - tanto as veiculadas pela CBN quanto de outras empresas jornalísticas, além das manchetes, revistas da semana etc etc. Isto me faz olhar a página quase como um ser estranho, sem identificação comigo e com minha alma. 

Não faz tempo, escrevi que um blog de alguma forma se identifica com a alma de seu autor. Apresenta, ainda que em fragmentos, o que pensa, o que sente o autor de cada texto, de cada post. Nos últimos tempos, sinto que minha página pessoal perdeu isto. Ficou sem alma - se é que já teve em algum momento (rsrs). Na verdade, o Blog do Ronaldo acabou tendo de tudo um pouco, mas quase nada de mim. Talvez na tentativa de mantê-lo atualizado, de fazê-lo dialogar com meu trabalho jornalístico, acabei não escrevendo o que queria, reproduzindo textos e assuntos que não estavam de acordo com a proposta que tinha inicialmente para esta "casa" e, com isso, fui perdendo o prazer de mantê-lo na blogosfera. 

Há cerca de duas semanas venho tentando me reencontrar com o blog. Como sinto que o Blog do Ronaldo já não tem remédio, estou testando uma nova página. Primeiro, abri no Tumblr para experimentar. Gostei da proposta, mas, como já havia usado durante algum tempo o Posterous, resolvi manter simultaneamente dois endereços com o mesmo nome - Caríssimos. A ideia é divulgar apenas a URL do Posterous. Mas nada impede que se consulte, visite o outro blog. Além disso, quero continuar replicando os textos aqui

Está meio bagunçado? Sim, mas reflete de alguma forma a minha vida nos últimos meses. 

Então, para que vai servir o Blog do Ronaldo? Para continuar do jeito que está: tendo de tudo um pouco. O que fiz, escrevi, produzi... aparece aqui.

E o Caríssimos? Este terá apenas meus textos. Ainda que fique uma semana sem atualizações, terá apenas e unicamente a minha visão pessoal sobre a vida, a socieadade... enfim, sobre nosso jeito de ser e de viver. Pode ter política? Sim. Porém, será sempre num tom de conversa. Nada factual. Apenas o que penso a respeito daquele assunto naquele momento. Quanto ao nome, creio que quem me acompanha no Twitter já sabe por quê. O termo faz parte do meu dia a dia, repetidamente uso para tratar pessoas que gosto e respeito; foi incorporado no meu vocabulário há muitos anos e, de uma certa maneira, é uma homenagem a uma pessoa que me explicou o tom carinhoso da palavra no italiano e pela qual tenho profundo respeito e amizade. 

Será assim definitivamente? Não sei. Talvez amanhã fique insatisfeito de novo, pare tudo mais uma vez e refaça as páginas, mude endereços, servidores etc. Entretanto, é isso que quero fazer hoje. Como é o que estou sentindo, assim será. E espero contar com a companhia dos amigos e dos amigos dos amigos.